O presente estudo enquadra-se na análise da relação família-escola nomeadamente do envolvimento parental no ensino especializado de música. Para um desenvolvimento e aprendizagem plenas é importante que ocorra uma educação partilhada definindo objetivos e estratégias conjuntas de forma a alcançar o sucesso. No ensino especializado de música o envolvimento parental é, de igual modo, muito importante no apoio às tarefas escolares bem como às atividades de palco, tão relevantes; sendo necessário para o efeito a compreensão do mesmo. Consistindo este tipo de ensino num ensino opcional, ou seja não é obrigatório, é esperado um grande envolvimento por parte das famílias. Assim, os objetivos específicos orientadores para este estudo foram: 1) compreender a percepção das famílias sobre o ensino especializado de música; 2) compreender a perceção das famílias sobre o envolvimento parental; 3) identificar as modalidades de colaboração entre as famílias, escolas e professores no ensino especializado de música. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Foi elaborado um guião para a realização de entrevistas semi estruturadas, de forma, a recolher os dados a uma amostra constituída por sete participantes, de um conservatório regional da zona norte do país. Os resultados deste estudo demonstram que as famílias, na maioria, não conhecem aprofundadamente este tipo de ensino no que diz respeito à sua especificidade como legislação, plano de estudos, termos mais técnicos e como questões relacionadas com o instrumento. Conhecedores da sua falta de informação demonstraram, insistentemente, a necessidade em conhecer e aprofundar os seus conhecimentos, propondo sessões de esclarecimento para este efeito, embora enumerem dificuldades bem presentes na sociedade atual, como por exemplo a dificuldade em gerir a vida familiar com o trabalho. No entanto, consideram o envolvimento parental muito importante para o bem estar dos seus filhos. Classificam ainda este tipo de ensino como muito importante para o desenvolvimento pessoal do aluno e como uma mais valia futura. Finalmente, serão discutidas implicações para a prática.
Data do prémio | 10 dez. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Lurdes Veríssimo (Supervisor) |
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- Escola
- Família
- Professores
- Música
- Colaboração
- Envolvimento
- Mestrado em Ensino da Música
Relação família-escola: o envolvimento parental no ensino especializado de música
Leal, L. M. A. (Aluno). 10 dez. 2013
Tese do aluno