Olhando para os episódios da minha história profissional referidos neste relatório reflexivo teoricamente fundamentado, sinto-os como oportunidades de descoberta e aprendizagem no meu percurso profissional. Porque o tempo me proporcionou esta aprendizagem, hoje considero que a minha vida foi grandemente enriquecida e a minha experiência é bastante mais “sábia”. Recordo os meus primeiros anos de experiência profissional e quanto de insegurança eles carregavam. Mas, ao mesmo tempo, recordo a motivação e expectativa num futuro sempre novo. Este relatório reflexivo fala de um período de tempo da minha vida profissional que, ao ser analisado por mim, contém a minha emoção e sentimento. Confino este tempo a dois momentos muito específicos de ação pedagógica, que marcam vivências distintas, designadamente como professora e como professora e diretora. Um pouco como alguém que se situa ora do lado da plateia, ora do lado do palco e, em alguns momentos, nas duas perspetivas. De facto, neste trabalho persiste a minha vontade de compreender como se desenvolveu um processo de melhoria numa escola concreta, durante o qual se viveram momentos mais áridos e inóspitos, para depois alcançar um nível de assertividade conjunta e um nível de confiança interpessoal muito favoráveis ao clima escolar que se foi criando. Com a reflexão que faço, a partir dos factos e vivências relatadas, sou convicta em afirmar que é possível construir uma escola com sucesso, sendo importante, para isso, que as lideranças incentivem a confiança, a colaboração entre docentes e que façam da escola um lugar aprazível, de boas relações de trabalho e de muito bom desempenho pedagógico, realizado juntos dos alunos. Sou ainda persistente em acreditar que as lideranças de topo, numa escola, marcam a trajetória em vista à meta final, e que o testemunho pessoal do líder arrasta montanhas, sendo por isso importante que seja uma pessoa muito consciente das funções que desempenha na sua escola, como líder. E não deixo dúvidas sobre a certeza que tenho de que a liderança é uma porta para a mudança, para a mudança que muitos de nós professores ansiamos e desejamos empreender, aquela mudança que nos conduz a uma cultura colaborativa, reflexiva, em equipa, em interação permanente, numa atitude de diálogo bilateral e sem interferências negativas ou pessimistas.
Data do prémio | 18 dez. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha Vieira (Supervisor) |
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- Liderança
- Relações interpessoais
- Trabalho colaborativo
- Relação pedagógica
- Hospitalidade
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Relações interpessoais e trabalho colaborativo: uma interpelação à liderança e um caminho para o sucesso escolar
Vilas Boas, M. D. C. D. M. D. S. (Aluno). 18 dez. 2013
Tese do aluno