Relatório apresentado ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica

• Maria da Graça Pinto de Magalhães Correia Barbedo (Aluno)

O presente trabalho surge no âmbito da disciplina de Relatório, inserida no planocurricular do Curso de Mestrado em Enfermagem de Especialização em EnfermagemComunitária, do Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto.Este relatório pretende demonstrar de que forma se desenvolveram as capacidades ecompetências na identificação de problemas, raciocínios efectuados e atitudes tomadas,ou seja, evidencia o crescimento pessoal e profissional em contexto de estágio.Relaciona também as competências desenvolvidas com as actividades efectuadas.Associado á velhice surge o papel do prestador de cuidados que maioritariamenteemerge do seio familiar. O desempenho do cuidado ao familiar dependente pelocuidador familiar constituiu-se como uma tarefa difícil, conduzindo á sobrecarga, poisnão existe uma preparação prévia para essa tarefa assim como a presença de laçosfamiliares levanta questões relativas ao funcionamento familiar, quer relativamente ásua funcionalidade, quer à sua dinâmica.Cuidar de quem cuida é uma responsabilidade e deverá ser uma preocupação de todosnós, bem como dos decisores políticos. Os cuidadores familiares representam novosdesafios para a sociedade, sendo o papel dos enfermeiros desenvolver competências nosentido de garantir uma resposta eficaz e adequada.Neste contexto surge o projecto “Cuidar de Quem Cuida” que pretende ser um espaçoonde o cuidador terá acesso a formação e informação, com o envolvimento dosprofissionais de enfermagem que prestam cuidados no domicílio a seus familiaresdependentes.
Data do prémio2012
SupervisorNorminda Gomes Vale Magalhães (Supervisor)

• Mestrado em Enfermagem