No âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino da Música, o presente documento estrutura-se em duas partes distintas: o dossier de estágio referente à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Intervenção referente à unidade curricular de Projeto de Intervenção Pedagógica. Estes decorreram no Conservatório Regional de Música de Vila Real ao longo do ano letivo 2016/2017, sob orientação da Professora Doutora Maria Guilhermina Castro (orientadora científica) e do Professor Luís Filipe Santos (orientador pedagógico). Na primeira parte do documento, apresenta-se a prática pedagógica realizada com a turma de instrumento (clarinete), com a turma de classe conjunto (Orquestra de Sopros) e todas as práticas educativas desenvolvidas com a comunidade escolar. Na segunda parte, é descrito o projeto de intervenção pedagógico denominado “A otimização da respiração nos instrumentistas de sopro”, na qual os objetivos principais eram sensibilizar os alunos para a importância dos exercícios respiratórios e otimizar a respiração na performance instrumental. No âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica, as técnicas usadas para a recolha e produção de dados foram: o Inquérito por Questionário (IQ) aos alunos participantes e Observação Direta. As ferramentas de análise, tratamento e interpretação dos dados utilizados nesta investigação foram a análise estatística e de conteúdo das respostas aos IQ. Serve também o presente relatório para possibilitar a expressão de aprendizagens do mestrando ao longo da prática de ensino, a partir de um espírito crítico, permitindo assim, desenvolver e evoluir competências profissionais para as funções profissionais de docente, tais como, o planeamento, a avaliação, a mediação conhecimentos, a diferenciação pedagógica e a promoção de aprendizagens com qualidade e equidade.
Data do prémio | 10 jan 2018 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Maria Guilhermina Castro (Supervisor) & Luís Santos (Co-Orientador) |
---|
- Prática de ensino supervisionada
- Projeto
- Música
- Clarinete
- Orquestra
- Mestrado em Ensino de Música
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção: a otimização da respiração nos instrumentistas de sopro
Palma , V. O. (Aluno). 10 jan 2018
Tese do aluno