Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica
: a comunicação não verbal dentro da música de câmara

  • Maria Grazia Arcella (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório e projeto de intervenção foram elaborados no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica do Porto, durante o ano letivo 2016/2017, na Academia de Música de Basto, em Celorico de Basto, nas disciplinas de piano e coro. As aulas assistidas foram realizadas na disciplina de coro com duas turmas, do 7.º e 8.º anos de escolaridade. As aulas dadas individualmente, em vez, foram realizadas com os onze alunos da classe de piano e tiveram como principais objetivos fortalecer alguns aspetos essenciais da performance do piano, como o fraseado e a sensibilidade ao toque, mas também desenvolver a imaginação, a criatividade e o aproximar-se ao mundo musical dos alunos. Realizou-se, ainda, uma aula de música de câmara com um grupo de dois alunos de diferentes instrumentos (piano e violino). A Intervenção Pedagógica foi realizada no contexto de música de câmara, com três grupos de dois alunos de diferentes instrumentos e um grupo com dois alunos de piano. Esta teve como principias objetivos introduzir e promover a comunicação não verbal na música em conjunto. Através de novas linguagens e técnicas, como os gestos, a respiração ou o olhar, foi possível melhorar alguns aspetos da comunicação não verbal na performance dos alunos. Os resultados obtidos através de gravações antes e após a intervenção, demonstraram uma pequena evolução nos alunos, em diversos aspetos. Foi, ainda, possível observar uma maior sensibilização por parte dos alunos para a importância da comunicação não verbal para a sua performance e para sua formação enquanto músicos.
Data do prémio13 abr 2018
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Guilhermina Castro (Supervisor)

Keywords

  • Música de câmara
  • Comunicação
  • Linguagem musical
  • Criatividade

Designação

  • Mestrado em Ensino de Música

Citação

'