O presente relatório e projeto de intervenção foram elaborados no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica do Porto, durante o ano letivo 2016/2017, na Academia de Música de Basto, em Celorico de Basto, nas disciplinas de piano e coro. As aulas assistidas foram realizadas na disciplina de coro com duas turmas, do 7.º e 8.º anos de escolaridade. As aulas dadas individualmente, em vez, foram realizadas com os onze alunos da classe de piano e tiveram como principais objetivos fortalecer alguns aspetos essenciais da performance do piano, como o fraseado e a sensibilidade ao toque, mas também desenvolver a imaginação, a criatividade e o aproximar-se ao mundo musical dos alunos. Realizou-se, ainda, uma aula de música de câmara com um grupo de dois alunos de diferentes instrumentos (piano e violino). A Intervenção Pedagógica foi realizada no contexto de música de câmara, com três grupos de dois alunos de diferentes instrumentos e um grupo com dois alunos de piano. Esta teve como principias objetivos introduzir e promover a comunicação não verbal na música em conjunto. Através de novas linguagens e técnicas, como os gestos, a respiração ou o olhar, foi possível melhorar alguns aspetos da comunicação não verbal na performance dos alunos. Os resultados obtidos através de gravações antes e após a intervenção, demonstraram uma pequena evolução nos alunos, em diversos aspetos. Foi, ainda, possível observar uma maior sensibilização por parte dos alunos para a importância da comunicação não verbal para a sua performance e para sua formação enquanto músicos.
Data do prémio | 13 abr. 2018 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Guilhermina Castro (Supervisor) |
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- Música de câmara
- Comunicação
- Linguagem musical
- Criatividade
- Mestrado em Ensino de Música
Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica: a comunicação não verbal dentro da música de câmara
Arcella, M. G. (Aluno). 13 abr. 2018
Tese do aluno