Relatório de atividade clínica

• Igor André Beleza Alexandre (Aluno)

A Medicina Dentária constitui uma área do conhecimento médico incumbida de zelar, não só, pelo seu domínio de atuação clínico específico, mas também pelo bem-estar do paciente a nível sistémico nas suas várias dimensões: física, mental e social. Neste contexto, encontra-se sujeita a um processo de constante transformação, no qual o desenvolvimento técnico prossegue a par da evolução do conhecimento e dos princípios éticos que guiam estes profissionais de Saúde. Este trabalho propõe-se a ilustrar cada uma destas valências, utilizando como base para tal, o trabalho clínico e científico realizado pelo autor na Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa, buscando caracterizá-lo segundo parâmetros clínicos e científicos considerados relevantes. Para isso é efectuada uma análise estatística dos atos clínicos realizados pelo autor procedendo-se à caracterização da amostra populacional assistida, bem como à interpretação, tipificação e resolução de algumas situações de âmbito clínico. Procura ainda retratar o Estado da Arte e os respectivos fundamentos decorrentes da evidência científica, fornecendo uma leitura epidemiológica e clínica da população servida, e proporcionando um olhar informado sob as situações clínicas encontradas e os desafios científicos a ter em consideração.
Data do prémio28 jul. 2015
SupervisorRui Alberto Amaral Mendes (Supervisor)

• Periodontologia
  • Cirurgia oral