A Medicina Dentária visa não apenas o tratamento das diversas patologias que afetam o sistema estomatognático e as estruturas anexas, mas também a prevenção das mesmas. Neste contexto, afigura-se particularmente importante a adoção de medidas destinadas a promover a educação para a saúde, mas também a diminuir as ansiedades e fobias vividas em ambiente clínico as quais, não raras vezes, comprometem a demanda efetiva de cuidados de Saúde Oral. Com efeito, na sociedade em que nos encontramos inseridos sabe-se que o medo e a ansiedade em relação à medicina dentária se colocam como fatores condicionantes do tratamento dentário interferindo assim, na condição psicológica do paciente. Estes pacientes recorrem ao Médico Dentista aquando do aparecimento de sintomatologia álgica, o que, devido à deterioração do estado de saúde da cavidade oral, poderá levar a um tratamento mais invasivo, mais desconfortável para o paciente e consequentemente, potenciador de maior ansiedade. A relação médico/doente e a execução técnica são hoje questões particularmente atuais, porquanto deverão ser analisadas de acordo com o livre e crescente acesso às tecnologias, o qual pode conduzir a uma progressiva desumanização da prestação de cuidados médicos. Desta forma parece importante repensar a atividade médica à luz das teorias atuais de comunicação. Este relatório de atividade clínica pretende descrever a realidade da população observada na Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa nas diversas áreas disciplinares, refletindo, nesse mesmo contexto, sobre a comunicação como forma de minimização de estados de ansiedade tradicionalmente instalados na nossa população.
Data do prémio | 29 jul. 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rui Alberto Amaral Mendes (Supervisor) |
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- Medicina dentária
- Deontologia
- História médica
- Prevenção
- Ansiedade
- Stress
- Comunicação
- Comunicação não-verbal
- Mestrado em Medicina Dentária
Relatório de atividade clínica
Soares, D. F. D. S. (Aluno). 29 jul. 2015
Tese do aluno