Relatório de estágio

  • Raquel Alexandra Azevedo Coelho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A realização deste trabalho surge no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa e com a finalidade da atribuição do Grau de Mestre em Enfermagem, após ser sujeito a defesa pública. Todo este percurso formativo foi alicerçado na aquisição de um conjunto de competências profissionais diferenciadas na área de especialização, as quais se edificaram num conjunto de objectivos gerais, preconizados pelo plano de estudos do curso. Neste sentido, emergiu a exigência de realização de um estágio, o qual constituiu a matriz para a consecução desses mesmos objectivos gerais e competências. Inerentemente a estes, instou a necessidade de erigir objectivos mais específicos e desenvolver actividades, atendendo às especificidades dos diferentes contextos assistenciais. Este relatório constitui o substrato de análise de todo o percurso desenvolvido e tem por fulcro um exercício crítico-reflexivo pessoal permanente, com recurso à evidência científica, o que constituíram o arrimo necessário em todo este processo e o qual seguramente contribuiu para o aperfeiçoamento da sua prática profissional. Atendendo a que o paradigma de assistência de enfermagem nesta área de especialização visa a promoção do bem-estar da díade criança/família e o seu desenvolvimento harmonioso, ao longo do ciclo de vida, inúmeros desafios se colocam. Neste sentido, a relação terapêutica fomentada na prática profissional de enfermagem não deve ser desvinculada da família e das suas necessidades, numa perspectiva abrangente e integrada de todos os domínios de intervenção (bio-psico-sócio-cultural), emergindo a necessidade de uma verdadeira relação de Parceria. Outro dos desafios que se impõe refere-se ao lidar com o sofrimento da criança e, invariavelmente da família, sendo fulcral o papel do profissional de enfermagem no apoio ao processo de coping inerente ao seu estado de transição. Assim, a prática do Cuidar nesta área de especialização não deve ser confinada ao conhecimento científico e habilidade técnica, mas sim deve extrapolar-se para uma outra dimensão tão ou mais importante, que corresponde à vertente relacional. Toda a aprendizagem experiencial vivenciada nos diversos contextos de estágio permitiu essa constatação e concorreu para o seu enriquecimento pessoal e profissional.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Braga (Supervisor)

Keywords

  • Enfermagem
  • Díade criança/família
  • Parentalidade
  • Parceria

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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