Relatório de estágio

  • Brígida dos Santos Almeida (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório representa o percurso de aprendizagem realizado em diferentes contextos da prestação de cuidados de enfermagem e transmite objectivamente os problemas/necessidades identificadas, as actividades implementadas para os solucionar e as competências desenvolvidas com o decorrer do estágio. Ao longo dos vários módulos foi dado ênfase à temática: Cuidar da Criança com Malformação Congénita e sua Família. Tendo em consideração, que cada vez mais crianças nascem e sobrevivem com malformações bastante complexas e que neste período de transição surgem dificuldades acrescidas que complexificam o processo de adaptação familiar e a assunção do papel parental, torna-se urgente ajudarmos estas crianças/famílias a alcançarem o máximo potencial de saúde e a desenvolverem competências que lhes permitam dar resposta aos seus problemas específicos. O grande desafio para os enfermeiros consiste em apoiar aqueles que se encontram em transição, compreender os seus processos e desenvolver intervenções apropriadas às suas necessidades e ao seu estado de saúde (Schumacher & Meleis 1994). O enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria, pelo conhecimento aprofundado que detém e pelas competências específicas que possui, tem uma responsabilidade acrescida na promoção das competências parentais para lidar com as mudanças normativas ou situações adversas que possam surgir. Desta forma, poder-se-á contribuir para uma vivência mais saudável deste período maturacional e para o desenvolvimento da criança e de todo sistema familiar. Ao longo dos vários módulos foi possível aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que me permitirão, enquanto futura enfermeira especialista, cuidar da criança/jovem e família em situações de particular exigência e complexidade, tendo em vista a maximização da saúde, a prevenção e tratamento da doença, a readaptação funcional e a reinserção social em todos os contextos de vida. As actividades desenvolvidas foram, simultaneamente, um importante contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados, na medida em que possibilitaram aos enfermeiros aprofundar conhecimentos sobre o cuidar da criança com malformação e sua família e desenvolver algumas metodologias mais eficazes para assistir as crianças/ famílias em processo de transição
Data do prémio2010
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorElizabete Nunes (Supervisor)

Keywords

  • Enfermeiro Especialista
  • Criança com malformação congénita
  • Transição
  • Adaptação
  • Desenvolvimento

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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