Relatório de estágio

  • Tânia Alexandra Dias Almeida (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

O presente relatório, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com a Especialização em Enfermagem Comunitária, pretende retratar a Unidade Curricular Estágio, dividida em três módulos distintos, tendo sido realizados na Unidade de Cuidados na Comunidade Nostra Pontinha (UCC). Ao longo das últimas décadas tem-se assistido a fluxos de imigração, que tem conduzido a uma mistura de estilos de vida, de comportamentos, de atitudes, de valores, de grupos demográficos, sociais e culturais. A área de influência da UCC, caracteriza-se pela multiculturalidade, e nalgumas localidades estão identificados problemas de saúde, tais como infeções sexualmente transmissíveis, comportamentos de risco, bem como problemáticas relacionadas com baixo nível socioeconómico e cultural. Desde 2009 são aplicados questionários aos utentes que realizam teste rápido para a infeção VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) na Unidade Móvel. Do atendimento realizado á população e da experiência da equipa da UCC sobressaem problemas de saúde relacionados com comportamentos de risco a nível da sexualidade. Tornou-se indispensável compreender a perceção dos utentes face a comportamentos de risco. Pelo exposto e indo ao encontro das necessidades da UCC, no Módulo I realizou-se o diagnóstico de saúde dos utentes que realizaram teste rápido para a infeção VIH entre 2009 e 12 de Maio de 2011. Foram aplicados, neste período, 79 questionários aquando da realização do teste rápido. Confirmou-se a multiculturalidade tendo sido identificadas 6 nacionalidades diferentes. Metade dos utentes (51%) assume que tem comportamentos de risco, embora os adotem pois o principal motivo pelo qual realizam o teste é o contacto sexual sem preservativo. Dos 79 testes 3 foram reativos. No Módulo II e face aos resultados obtidos definiu-se em consenso com a equipa da UCC como prioridade a implementação de um projeto de intervenção junto da população, “Educar para Prevenir”, de forma a promover a diminuição de comportamentos de risco para a transmissão da infeção por VIH e restantes IST’s (Infeções sexualmente Transmissíveis). Numa primeira fase e devido às características da população foi organizado um Workshop dirigido á população em geral e foram programadas sessões de educação para a saúde sobre a temática VIH e IST’s em duas escolas da área de influência da UCC. No Módulo III deu-se continuidade ao projeto de intervenção através das sessões de educação para a saúde sobre a temática VIH e IST’s a grupos alvo: aluno, professores e assistentes operacionais. Participou-se também no projeto “ Educar para Cuidar”, iniciando-se o primeiro curso cujos destinatários foram os cuidadores informais dos utentes acompanhados pela Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) sobre o tema posicionamentos e transferências.
Data do prémioset. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Resende (Supervisor)

Keywords

  • Diagnóstico de saúde
  • Diversidade cultural
  • Comportamentos de risco
  • Infeção por VIH
  • Projeto de intervenção

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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