Este escrito integra a Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” inserida no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Identifica-se, simultaneamente, como um marco de termino de um ciclo pedagógico e como testemunho pessoal de como as aprendizagens que o mesmo incitou se desenvolveram e experienciaram. Tem por objetivo a documentação das experiências, aprendizagens e reflexões que se alimentaram mutuamente ao longo de quatro meses de estágio num Serviço de Internamento Pediátrico e numa Unidade de Cuidados na Comunidade, entre o dia 6 de setembro de 2019 e 4 de Janeiro de 2020, num total de 500 horas, em que 360 foram de contato. O método descritivo-reflexivo utilizado ao longo do documento permite a apresentação dos objetivos específicos traçados na fase preambular do estágio que, para a sua consecução, timonou atividades, reflexões e aprendizagens que atestam o desenvolvimento das competências específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica. A organização das competências desenvolvidas por quatro domínio de atuação (prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação) além de estruturar o documento, possibilita o estabelecimento de fronteiras literárias fundamentais para a compreensão de uma realidade clínico formativa que as imiscui. Com base nesta estratégia consegui lidar com situações clínicas de elevada complexidade, desenvolver uma comunicação eficiente com o utente pediátrico e equipa multidisciplinar, atuar de forma critica, criativa e fundamentada cientificamente em todos os contextos pediátricos onde intervi, sempre sob a égide dos princípios éticos e deontológicos inerentes à profissão. Perspetivando um contínuo de produção de saberes e melhoria da qualidade dos cuidados prestados, desenvolvi em cada contexto de estágio atividades singulares que visaram o incremento do nível assistencial, como: - formas de localização de informação e medidas de interação entre a linha SNS 24 e o Serviço de Urgência Pediátrica para uma melhoria na referenciação e priorização de situações urgentes; - induzi ao desenvolvimento de protocolos de sedo analgesia em neonatos entubados no Serviço de Neonatologia; - desenvolvi o protocolo de utilização de midazolam como procedimento pré-anestésico no Serviço de Pediatria, e; - recorri a estratégias pedagógicas alternativas e adaptadas aos diferentes grupos de formandos das ações de educação para a saúde que organizei.
Data do prémio | 28 mai. 2020 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Constança Festas (Supervisor) |
---|
- Enfermeiro especialista
- Pediatria
- Competências
- Comunicação
- Espírito crítico
Relatório de estágio
Freitas, P. J. D. C. (Aluno). 28 mai. 2020
Tese do aluno