Relatório de estágio

  • Sílvia Andreia Gomes de Oliveira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório, insere-se no âmbito do estágio curricular em Psicologia Clínica e da Saúde, realizado na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. O seu objetivo principal consiste na descrição das atividades efetuadas ao longo do estágio curricular, realizado entre Novembro de 2011 e Setembro de 2012. As atividades foram dirigidas à valência idosa desta instituição. O relatório é constituído por sete capítulos. No primeiro capítulo será descrita a caraterização da instituição, bem como o papel do psicólogo neste contexto e, o levantamentos das necessidades e restrições. No segundo capítulo, serão apresentadas as atividades iniciais, nomeadamente a observação de casos clínicos. Seguidamente no terceiro capítulo, serão descritas as atividades de intervenção, que irá incluir os casos de avaliação e de intervenção psicológica, bem como a descrição detalhada de um caso clínico. No quarto capítulo serão apresentadas as atividades de intervenção em grupo. No quinto capítulo, será descrita a atividade de ação de sensibilização cujo tema é “ é impossível não comunicar” realizada para os funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Seguidamente apresenta-se o sexto capítulo onde são descritas algumas atividades propostas pela instituição nomeadamente o projeto ELOS, a participação na elaboração de um panfleto sobre a demência tipo do Alzheimer e ainda uma atividade proposta pelas estagiarias à instituição intitulada de “O Cantinho da Misericórdia”. Por fim, no sétimo e último capítulo, será realizada uma conclusão, onde se apresentará uma reflexão pessoal acerca do estágio curricular realizado.
Data do prémio14 jun. 2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRui Alexandre Devesa Ramos (Supervisor)

Keywords

  • Estágio curricular
  • Atividades realizadas
  • Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Designação

  • Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Citação

'