O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do curso de mestrado em enfermagem com especialização em saúde infantil e pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa. O estágio comporta a realização de três módulos, módulo I contexto de saúde infantil, módulo II contexto de doença crónica e doença aguda e módulo III contexto de neonatologia e serviço de urgência pediátrica. A creditação ao módulo I foi obtida pela experiência profissional exercida na área dos cuidados de saúde primários há 5 anos. Os restantes módulos foram realizados no Centro Hospitalar entre Douro e Vouga com a duração de 180h de contacto direto e 70 h de contacto de indireto para cada módulo. Os objetivos centrais do estágio são desenvolver as competências delineadas no plano de estudos, nomeadamente possuir e saber aplicar conhecimentos aprofundados na respetiva área da especialização, bem como abordar questões complexas e demonstrar consciência critica para os problemas da prática profissional atuais ou novos relacionados com a criança e família, em contextos alargados e multidisciplinares. Ao longo do estágio foram traçados objetivos específicos para cada módulo e desenvolvidas atividades no sentido de resposta aos mesmos e à aquisição das 29 competências definidas no plano de estudos da ICS. A articulação dos conhecimentos teóricos provenientes da formação académica, a pesquisa bibliográfica e a reflexão foram a metodologia utilizada ao longo do estágio. Para uma melhor estruturação do documento, as competências foram agrupadas pelos respetivos domínios de atividade de enfermagem, prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação. Das atividades realizadas, são evidenciadas aquelas que mais exigiram uma perspetiva académica e profissional avançada e mais contribuíram para desenvolvimento das competências. Os focos de maior atenção ao longo do estágio nos diferentes contextos foram a parentalidade, a parceria de cuidados, o impacto da doença e hospitalização na criança e família, a maximização dos potenciais benefícios do internamento e a dor em pediatria. Estas são questões centrais da pediatria, que foram alvo de reflexão profunda ao longo do estágio. O desenvolvimento de competências no âmbito da gestão de cuidados na área da saúde infantil e pediátrica foi também desenvolvido no decorrer do estágio. A incorporação da evidência científica na prática, a constante pesquisa bibliográfica e análise de artigos científicos no sentido de uma atualização permanente e consciência critica sobre as implicações da investigação, foram também atividades centrais que contribuíram para o desenvolvimento de competências específicas dos domínios da formação e investigação. Ao longo dos vários módulos foi possível aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que me permitirão cuidar da criança/jovem e família em situações de particular exigência e complexidade, tendo em vista a maximização da saúde, a prevenção e tratamento da doença.
Data do prémio | 2013 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Constança Festas (Supervisor) |
---|
- Criança
- Família
- Parentalidade
- Enfermeiro especialista
- Parceria de cuidados
- Negociação
Relatório de estágio
Pinto, R. M. (Aluno). 2013
Tese do aluno