O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e tem como finalidade sistematizar e fundamentar o percurso realizado na Unidade Curricular Estágio, através de uma metodologia crítico-reflexiva. Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, cujos resultados obtidos fundamentaram as atividades desenvolvidas, a par das necessidades encontradas, para a promoção de uma prática baseada na evidência. O modelo de Parceria de Cuidados de Anne Casey, sustentado por valores e crenças que tomam os pais como os melhores prestadores de cuidados à criança, no respeito e valorização da sua experiência e contributo, foi o fio condutor deste percurso que se pautou pela promoção do papel parental, na busca de uma prestação de cuidados centrados na família. No módulo I, desenvolvido nos Cuidados de Saúde Primários, com vista à promoção do aleitamento materno, atualizaram-se dois folhetos e desenvolveu-se uma sessão de educação para a saúde cuja avaliação revelou ter sensibilizado e capacitado para o aleitamento materno. No módulo III, contribuiu-se para a promoção do papel parental na alta do RN da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, através da reformulação de um Programa de Formação dirigido aos pais. Ainda nesse módulo, no Serviço de Urgência, elaborou-se um folheto informativo relativo aos sinais de alarme no primeiro ano de vida da criança, capacitando os pais para os reconhecer e atuar em conformidade. No módulo II promoveu-se a estruturação dos cuidados de enfermagem na promoção do papel parental através da realização de um Procedimento e de um Estudo de Caso, e promoveu-se a nossa reflexão e a dos profissionais com a elaboração de um artigo acerca da Promoção do papel parental no Bloco Operatório. Através da análise crítica e reflexão durante este percurso atingiram-se competências de EESIP na assistência e cuidado à criança/jovem e família, na maximização da sua saúde, em situações de elevada complexidade e em resposta às necessidades do ciclo de vida e desenvolvimento da criança/jovem.
Data do prémio | 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisabete Nunes (Supervisor) |
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- Enfermeiro de Saúde Infantil e Pediátrica
- Parceria de cuidados
- Cuidados centrados na família
- Parentalidade
Relatório de estágio
Ortigão, V. M. D. C. N. R. (Aluno). 2013
Tese do aluno