A Enfermagem Comunitária desenvolve uma prática global centrada na Comunidade, apoiada por um perfil de competências específicas. Este relatório, elaborado para defesa do título de Mestre em Enfermagem Comunitária, visa descrever de forma resumida, clara e reflexiva o percurso desenvolvido em 3 módulos de estágio, bem como as competências desenvolvidas segundo o Regulamento de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, nomeadamente o planeamento em saúde, a gestão de programas e projetos, a capacitação de grupos e comunidades e a vigilância epidemiológica, no âmbito da Saúde Escolar. Pretende-se com o mesmo mostrar o meu desenvolvimento pessoal e profissional, o cumprimento de legislação e a aquisição e aumento de conhecimentos de grupos/comunidade. A elaboração do Diagnóstico de Situação, no módulo I, que permitiu conhecer a perceção de docentes de um Agrupamento de Escolas, relativamente aos acidentes não intencionais dos alunos nesse agrupamento; a elaboração do Diagnóstico de Situação, no módulo II, que permitiu conhecer as necessidades dos Diretores de Turma e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano de outra Escola, no âmbito da Educação para a Sexualidade em Meio Escolar e sua legislação, intervindo mediante as mesmas, no módulo III. Deste modo, desenvolvi o projeto: Educação para a Sexualidade: um Contexto de Capacitação Comunitária, com a finalidade de promover uma Gestão Comunitária mais eficaz no âmbito da Educação para a Sexualidade, nessa escola, tendo em conta o foco de atenção Gestão Comunitária e 3 dimensões diagnósticas: Papel Profissional (Diretores de Turma), Papel Parental (Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano) e Processo de Tomada de Decisão (alunos do 7º ano). Para tal, recorri a diversas estratégias e atividades, de onde se destacam reuniões, a elaboração de um Manual para Professores e ações de educação para a saúde para Encarregados de Educação, onde o Empoderamento Comunitário esteve presente, para se obter efetivos ganhos em saúde, com as populações referidas. Tornou-se exequível avaliar o impacto deste projeto através de indicadores de resultado, que demonstraram a sua eficácia e importância com aumento de ganhos em saúde, onde a intervenção do Enfermeiro Especialista se revelou fundamental ao nível da aquisição de conhecimentos/mudança de comportamentos destas populações. Contribuiu-se assim para uma Gestão Comunitária mais eficaz, com um papel profissional e um papel parental mais eficaz, no âmbito da Educação para a Sexualidade em Meio Escolar, tendo em conta a legislação vigente, no âmbito desta temática
Data do prémio | 12 fev. 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Paulo Jorge Pereira Alves (Supervisor) |
---|
- Diretores de turma
- Educação para a sexualidade em meio escolar
- Empoderamento comunitário
- Encarregados de educação
- Saúde escolar
Relatório de estágio
Teixeira Antunes, A. (Aluno). 12 fev. 2014
Tese do aluno