Este relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatrica, da Universidade Católica Portuguesa e tem como principal objectivo descrever e reflectir sobre as actividades desenvolvidas e competências adquiridas ao longo do estágio, bem como servir de instrumento de avaliação. O estágio desenvolveu-se em três diferentes módulos. O módulo I, onde desenvolvi competências especializadas ao nível da promoção de estilos de vida, diagnóstico e prevenção da doença mental, foi realizado no Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Carnide. O módulo II foi realizado na Clínica Psiquiátrica II do Hospital Júlio de Matos e, durante a sua realização, pude desenvolver competências especializadas na área da intervenção na crise do adulto e suas famílias. O módulo III decorreu na Unidade Maria Josefa da Casa de Saúde da Idanha e foram desenvolvidas competências especializadas na prestação de cuidados em gerontopsiquiatria, tendo por base a estimulação cognitiva em processos demenciais. O tema principal deste trabalho é a demência. Numa altura em que a sociedade está cada vez mais envelhecida, cuidar de utentes com o diagnóstico de demência torna-se um desafio para a enfermagem e principalmente para a enfermagem especializada em Saúde Mental e Psiquiatria. Este trabalho reflecte os ganhos em saúde para os utentes, suas famílias e cuidadores como consequência de intervenções de enfermagem especializada.
| Data de atribuição | 26 jun. 2014 |
|---|
| Idioma original | Portuguese |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Alexandra Sarreira Santos (Supervisor) |
|---|
- Saúde mental
- Cuidados de enfermagem especializados
- Demência
- Reabilitação cognitiva
Relatório de estágio
Coelho, M. A. R. (Aluno). 26 jun. 2014
Tese do aluno: Dissertação de mestrado