O presente relatório tem como principal objetivo a descrição das funções por mim desempenhadas durante o estágio de seis meses realizado na CBK – Seguros de Crédito no departamento comercial e, consequentemente, a análise crítica deste departamento da empresa. Para tal, a minha investigação centrou-se na revisão bibliográfica relativa ao tema do Seguro de Créditos. Neste capítulo, optei por fazer uma recolha das diferentes definições que o Seguro de Créditos teve junto de diversos autores ligados ao tema. Este é um instrumento financeiro, que ao longo dos anos, sofreu alterações e que teve também um crescimento sempre proporcional ao mercado das exportações mundiais. No entanto, o seu propósito, ao longo do tempo, foi sempre o mesmo: proteger os credores contra créditos não pagos. De seguida, optei por enquadrar conceptualmente um tema que considerei ser bastante débil na CBK – Seguros de Crédito: CRM – Customer Relationship Management. Este é um tema de grande relevância para a empresa, já que na área comercial o principal objetivo prende-se com a angariação de clientes e com a relação diária com os mesmos. Consequentemente, foi abordado o tema da Cultura Organizacional que, ao longo da investigação, me apercebi estar intimamente relacionado com a implementação do CRM. Deste modo, a adoção de uma Cultura Organizacional focada/direcionada para o cliente em todos os aspetos é o fator principal para a implementação de um CRM com sucesso na CBK – Seguros de Crédito. Sendo assim, a principal conclusão deste relatório é que a CBK – Seguros de Crédito apenas será capaz de conseguir contratos com empresas de grande dimensão se implementar uma Cultura Organizacional focada no cliente, a partir do momento em que os colaboradores começam a trabalhar na organização (através de métodos e técnicas de recrutamento e seleção que sugeri ao longo do capítulo V) e, consequentemente, implementar com sucesso um CRM moldado para o propósito.
Data do prémio | 23 jan. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ana Filipa da Rocha de Castro e Côrte-Real (Supervisor) |
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Relatório de estágio: CBK - Seguros de Crédito
Coelho, P. D. S. (Aluno). 23 jan. 2014
Tese do aluno