Relatório de estágio

  • Liliane Filipa Araujo Ferreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A realização do presente relatório concretizou-se no âmbito da unidade curricular de Estágio, que se integra no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Concluída a parte teórica, este curso prossegue com uma vertente mais prática, operacionalizado através da realização de um Estágio, que integra experiências em três contextos específicos da prática clínica, representados pelos módulos de Saúde Infantil, Serviços de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica e Serviços de Urgência Pediátrica e Neonatologia; cada um destes módulos tem uma duração de cento e oitenta horas de contacto e setenta horas de trabalho individual. Reconhecidas as competências preconizadas pelo curso e considerando as previamente adquiridas através da experiência profissional, delineei objetivos, pessoais e específicos, operacionalizáveis através de atividades, que refletissem o meu crescimento profissional e, consequentemente, a aquisição e/ou aprimoramento dessas competências. Não descurando a importância das experiências prévias, pois estas constituíram a base, a partir da qual, foi possível evoluir, creio que a possibilidade de intervenção nos contextos familiar e comunitário representou, sem dúvida, o maior contributo para a minha evolução profissional. Destaca-se a oportunidade de desenvolvimento de competências diferenciadas ao nível da assistência ao Recém-Nascido/criança/jovem saudável e no ensino/instrução sobre estratégias de promoção do desenvolvimento infantil/juvenil aos seus Pais/cuidadores, promovendo deste modo um exercício mais ativo e positivo da Parentalidade. A riqueza inerente à diversidade e especificidade dos contextos, associada a uma postura crítico-reflexiva contínua, constituíram elementos essenciais para o alcance da globalidade das competências a que me propus. A transposição dos conhecimentos teóricos para a prática clínica favoreceu a sua consolidação; a subsequente reflexão crítica acerca das oportunidades de aprendizagem permitiu o amadurecimento profissional e a construção de uma identidade profissional como Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica.
Data do prémio10 abr. 2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIsabel Quelhas (Supervisor)

Keywords

  • Enfermagem
  • Saúde infantil
  • Competências
  • Parentalidade

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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