Relatório de estágio

  • Andreia Sofia de Jesus Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A Criança, pelas suas características, tem diferentes necessidades de cuidados de enfermagem consoante a sua condição de saúde seja saudável ou doente, o seu estádio de desenvolvimento e cultura. Perspetiva-se desta forma que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e Mestre em Enfermagem detenha conhecimento aprofundado e atualizado sobre o seu crescimento, desenvolvimento e processo de saúde-doença, habilidades que possibilitem integrar técnicas diferenciadoras na sua prática clínica e simultaneamente assegurem o pensamento crítico e reflexivo e competências para uma prestação de cuidados holísticos, centrados no binómio criança e família com respeito pelas suas necessidades e desejos, sensíveis a hábitos e rotinas, numa efetiva parceria de cuidados. Este relatório pretende sistematizar as aprendizagens e experiências, descrevendo de forma crítica, reflexiva e fundamentada na evidência científica mais atual, as atividades que ao longo deste percurso formativo permitiram dar resposta aos objetivos delineados e conduziram ao desenvolvimento de um nível avançado de competências em enfermagem previstas no plano de estudos do Curso. Desenvolve-se assim em torno da assistência à criança, jovem e família na maximização da sua saúde, integrando o cuidar da criança, jovem e família nas situações de especial complexidade e a prestação de cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e desenvolvimento da criança e jovem. Porém, face aos desafios decorrentes da atual situação de saúde das crianças, fruto do aumento da morbilidade, da doença crónica complexa e do maior risco de atraso do desenvolvimento, este relatório enfatiza a comunicação, a parceria de cuidados e a adaptação da criança, jovem e família à doença crónica. Este documento espelha o aprofundar de competências especializadas resultantes da harmonia entre a experiência profissional e pessoal, as práticas de cuidados adotadas no estágio e o conhecimento adquirido na academia envolto na atual evidência científica, mostrando a inter-relação da Enfermagem como Profissão e Disciplina Científica.
Data do prémio1 jul 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIsabel Antunes (Supervisor)

Keywords

  • Criança
  • Família
  • Enfermagem de saúde infantil e pediátrica

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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