Relatório de estágio em cuidados paliativos

• Carla Joana Rosa Caldeirinha (Aluno)

Com o aumento da esperança de vida, verifica-se também um incremento nas doenças crónicas e degenerativas, sendo os Cuidados Paliativos uma resposta necessária à prestação de cuidados de saúde a esta população com necessidades específicas. O papel dos Cuidados Paliativos é apoiar o doente e a família no percurso de vida até à morte, respeitando as necessidades físicas, psicológicas e espirituais, bem como as opções e preferências nos cuidados prestados incluindo o local da morte. A organização dos Cuidados de Saúde Primários no qual me incluo enquanto médica de família, permite a realização de ações paliativas, mas não permite o acompanhamento destes doentes, por implicar a definição de um plano entre os vários intervenientes e a existência de tempo, o que está reservado a equipas especializadas. Após uma experiência muito gratificante durante a realização de um estágio numa Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos durante o Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar, decidi ingressar no Mestrado em Cuidados Paliativos, com o intuito de poder mais tarde integrar uma equipa especializada. Desta forma, a opção pela realização de estágio veio ao encontro do meu desejo em desenvolver as aptidões clínicas em Cuidados Paliativos. No seguimento deste objetivo, optei por realizar um estágio numa Equipa Comunitária em Cuidados Paliativos e outro numa Unidade de Cuidados Paliativos, de forma a conhecer os diferentes contextos de trabalho existentes. Neste relatório descrevo as atividades realizadas em cada estágio, bem como as minhas reflexões sobre as diferentes experiências, a aprendizagem e o que mudou na minha vida profissional após este percurso.
Data do prémio26 mai. 2021
SupervisorManuel Ferreira (Supervisor)