Este relatório de estágio, inserido numa empresa do mercado de aquecimento de água, procura fundamentalmente responder a duas questões: 1. “Existirá mercado que contemple uma nova forma de entregar água quente aos consumidores, em vez de vender esquentadores?”; 2. “Será essa nova oportunidade de negócio rentável para a Bosch?”. Estas são as questões que irão pautar todo o trabalho, procurando, através de vários tipos de análise e estudos, encontrar a melhor resposta possível. A nova forma de entregar água quente aos consumidores assenta na oferta de um serviço, ao contrário da oferta de um produto. Neste contexto, o consumidor poderá deixar de comprar um equipamento de aquecimento de água, para passar a comprar um serviço que lhe disponibiliza a água quente. Esse serviço é assegurado através de uma contrapartida financeira, sendo uma taxa mensal cobrada ao cliente. Para ter conhecimento do tipo de ofertas existentes foi necessário proceder, numa fase inicial, a uma análise da concorrência e a um exercício de benchmarking, para se saber com que concorrência o novo serviço estaria a lidar. Face à análise anterior sugeriu-se um novo serviço, denominado de “Pay as you go”, e foram analisados vários mercados, na tentativa de perceber qual deles ou quais deles seriam mais rentáveis para a empresa. Ainda com a selecção do mercado em aberto, foi também considerada a escolha do produto associado à solução “Pay as you go”, relacionando os dois (produto e mercado) e tentado oferecer o melhor produto para o mercado seleccionado. Depois de tomadas essas importantes decisões e para concluir o relatório, foi realizada uma análise financeira, de modo a avaliar a viabilidade económica para a empresa da oferta deste novo serviço. As conclusões retiradas do relatório foram bastante optimistas, na medida em que foi possível responder positivamente às duas questões elaboradas. Por ser uma oferta inovadora que apresenta vantagens comparativamente às ofertas concorrentes, os resultados obtidos permitem concluir que existe mercado para implementar este novo serviço. No final do estágio foi também possível afirmar que o “Pay as you go” é um serviço de que se espera rentabilidade para a empresa, uma vez que realizada a análise financeira, se mostrou ser possível oferecê-lo, já com todos os custos e margens de lucro incorporadas, a um preço competitivo e vantajoso.
Data do prémio | 2010 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Susana Silva (Supervisor) |
---|
Relatório de estágio na Bosch Termotecnologia S.A.: estudo sobre a viabilidade económica do serviço de distribuição de água quente
Costa, N. A. D. G. D. (Aluno). 2010
Tese do aluno