Relatório de estágio na Direção Regional de Cultura do Norte
: o setor cultural público em Portugal : sistemas de incentivo à criação e difusão

• André Emílio Vigário Pereira Quelhas (Aluno)

O presente relatório de estágio tem como finalidade descrever as atividades realizadas, ao longo do ano letivo de 2017/2018, parte 2º ano do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas lecionado pela Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.O Estágio foi realizado na Divisão de Promoção de Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que tem a sua sede em Vila Real e uma delegação na Casa de Allen no Porto. DRCN que, como podemos ler no seu site (https://www.culturanorte.pt/pt/drcn/apresentacao/) define a sua missão como:“(...) pretendemos dar a conhecer o valioso património cultural e as diversas atividades que se desenvolvem neste vasto território, povoado de castelos, palácios, mosteiros e igrejas, entre outros, é, simultaneamente, nossa preocupação dar a conhecer o corpo legal com que trabalhamos e as competências que detemos ao nível do ordenamento de território, da gestão do património cultural e do acompanhamento das artes no Norte de Portugal.”Este documento procura estudar os mais relevantes atores nacionais públicos no financiamento e acompanhamento da criação e difusão artística, onde se inclui a DRCN.
Data do prémio9 dez 2019
SupervisorLuís Teixeira (Supervisor)