Este relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, o qual objectiva e relata o percurso reflexivo de aprendizagem realizado no estágio, baseado no percurso típico do doente crítico – no serviço de urgência, na unidade de cuidados intensivos e na unidade de cuidados intermédios e responde, deste modo, a uma exigência pedagógica. A metodologia adoptada para a sua realização é descritiva, estando patente as vivências experienciadas no decorrer dos estágios, bem como o produto da pesquisa científica efectuada. Como fio condutor em todos estes contextos assistenciais ressalta o direito da pessoa à privacidade e à dimensão da espiritualidade, questão quase sempre relevada para segundo plano de intervenção. Nele consta uma introdução, seguindo-se a contextualização dos módulos de estágio referidos com a descrição das atividades e competências adquiridas/desenvolvidas na prestação de cuidados ao doente, e a conclusão, baseada numa atitude de constante reflexão e fundamentada numa análise de informação recolhida ativamente, com recurso a uma vasta revisão bibliográfica. Todo o estágio permitiu a prestação de cuidados ao doente adulto em situação de urgência/emergência/crítico e proporcionou experiências únicas e essenciais para o desenvolvimento de competências humanas, científicas, técnicas, relacionais e éticas. Outro contributo foi a possibilidade de apresentar formação em serviço, nomeadamente sobre “Comunicação e Privacidade” e “Espiritualidade e Saúde” sempre subjacente uma prática profissional de qualidade. Este é o resultado de um longo caminho, em que foi possível uma demonstração evolutiva na capacidade de tomada de decisão, nunca descurando o código ético-deontológico, nem a melhoria contínua da qualidade do exercício profissional. A Enfermagem procura no conhecimento científico um Cuidar de excelência que consubstanciem as boas práticas, porque atingir a excelência dos cuidados de enfermagem será um caminho árduo, contudo será sempre um caminho construído mas nunca finalizado. Será sempre um caminho para recomeçar…
Data do prémio | 25 fev. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Rocha (Supervisor) |
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Relatório de estágio: um caminho para recomeçar…
Mota, M. D. R. (Aluno). 25 fev. 2014
Tese do aluno