A realização deste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Finale Relatório”, inserida na 13ª Edição do mestrado em enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa do Porto e tem como objetivo espelhar o percurso realizado, quer no desenvolvimento de competências académicas especializadas, quer no crescimento profissional e pessoal. Este documento pretende descrever, analisar e refletir sobre o trajeto realizado no processo de aprendizagem para uma Enfermagem Especializada. Assim, procurou-se apresentar os objetivos previamente traçados e concretizados, relataras atividades desenvolvidas e as competências adquiridas nos contextos de estágio através de uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva. Este percurso foi realizado em ambiente de Cuidados Intensivos Polivalente e Serviço de Urgência, focando a ação e abordagem na pessoa em situação crítica e família. A elaboração deste relatório abrange a contextualização dos locais de estágio, uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e aquisição de competências prévias, o processo de aquisição de competências na área de especialização, o enquadramento de um dos temas de investigação desenvolvidos e uma apreciação global do percurso realizado, assim como as principais implicações para a prática profissional atual, crescimento académico e pessoal. Durante a passagem pela Unidade de Cuidados Intensivos e Serviço de Urgência desenvolveram-se competências na abordagem ao doente crítico, de recolha, interpretação e avaliação de dados, antecipação de instabilidades e risco de falência orgânica, gestão de protocolos complexos, excelência na prestação técnica de procedimentos, gestão de cuidados e recursos, promoção de estratégias de controlo de infeção e resistência a antimicrobianos e uma prática profissional ética, deontológica, alicerçada na comunicação, relação terapêutica e trabalho em equipa. Conclui-se que este percurso de aprendizagem enquanto Enfermeira Especialista, teve implicações na prática profissional como a capacidade de reflexão e visão crítica, a gestão da abordagem holística do doente e a prestação de cuidados fundamentados em evidência atual e de qualidade, contribuindo também para a investigação e desenvolvimento da profissão, com a realização de trabalhos científicos e formação da equipa. Não obstante aos constrangimentos vivenciados durante o ano de pandemiaCOVID-19, que proporcionou desafios e obstáculos, determina-se que esta etapa foi concretizada com sucesso.
Data do prémio | 8 jul. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Amélia Ferreira (Supervisor) |
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- Doente crítico
- Enfermagem especializada
- Competências
Relatório final de estágio do percurso para uma enfermagem especializada
Ferreira, A. C. V. (Aluno). 8 jul. 2021
Tese do aluno