Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses
: análise para as categorias de produtos FMCG

  • Catarina Alexandra Pereira Rocha Graça (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta investigação explora fatores que influenciam os comportamentos de consumo da população portuguesa, através do estudo das atuais tendências de consumo globais entre outras dimensões propostas por teorias de comportamento do consumidor. Após a contextualização do projeto desenvolvimento na Sonae MC no fornecimento de dados secundários que constituíram os métodos de recolha de informação para suporte deste estudo, realizou-se uma análise qualitativa com o objetivo de identificar formas inovadoras de impulsionar as categorias de produto nas direções previstas para o futuro. Realizou-se uma análise de clusters para agrupar categorias de produto com perfis semelhantes para os quais se possam aplicar recomendações de gestão e implicações de política de empresa específicas. Os resultados deste estudo apontam para as dimensões com maior impacto nos hábitos de consumo dos portugueses nas categorias de produto selecionadas, sendo proposto, como conclusão, algumas sugestões de inovação, gestão e comunicação para os grupos homogéneos de categorias, obtendo-se assim, um conjunto de diretrizes alinhadas com a realidade contemporânea do consumo de retalho alimentar em Portugal.
Data do prémio12 out 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMiguel Sottomayor (Supervisor)

Keywords

  • Tendências de consumo globais
  • comportamento do consumidor
  • Retalho alimentar
  • FMCG
  • Sonae MC

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

'