Renewable energy and economic growth in major renewable energy consuming countries
: an empirical analysis

• Luís Pedro Cerdeira e Vasconcelos dos Santos Gaspar (Aluno)

Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos do consumo de energia renovável no crescimento económico dos principais países consumidores de energia renovável em todo o mundo. É utilizado o Renewable Energy Country Attractiveness Index desenvolvido pela Ernst & Young Global Limited, e foram escolhidos os 31 principais países consumidores de energia renovável para explicar o processo de crescimento entre 1990 e 2019. Empregam-se técnicas de estimação em painel para lidar com a heterogeneidade entre os países e a cointegração das variáveis. Os resultados confirmam a existência de uma dinâmica de longo prazo entre inputs tradicionais e energéticos e crescimento econômico. Os resultados para o país médio indicam que o consumo de energia renovável tem um impacto significativo e positivo na produção económica. Também foi realizada uma análise das elasticidades do produto de longo prazo para cada país e confirma-se a hipótese de crescimento para 14 dos 31 países, sugerindo que, na maioria destas economias, governos, conselheiros políticos, planeadores de energia e órgãos associados devem promover investimentos em fontes de energia renovável.
Data do prémio21 out 2022
SupervisorAlexandra Leitão (Supervisor) & Ricardo Ribeiro (Co-Orientador)

• Consumo de energia renovável
  • Crescimento económico