Um modelo de negócio de "experimentar antes de comprar" é um tipo de estratégia de vendas onde os clientes têm a possibilidade de testar um produto antes de fazer a sua compra. Uma vez que este modelo de negócio online é um tópico sobre o qual não existe nenhuma pesquisa académica pública, o objetivo desta estudo é fornecer uma abordagem inicial ao assunto, fornecendo uma ferramenta para apoiar a estratégia de reposição da Curve Catch, um ecommerce de moda. Foi construído um motor de simulação caracterizado por dois componentes principais: reposição e gerador de procura. O desenvolvimento do modelo baseia se em dados gerados artificialmente com base em dados reais da Curve Catch. Com base na literatura inerente à gestão de stocks e através do uso de simulação otimização, o modelo fornece orientação empresarial sobre como gerir a política r, Q em um sistema onde a maioria dos produtos enviados para os clientes é devolvido. A ferramenta destaca a necessidade de otimizar o uso do ponto de reordenação (reorder point) e da quantidade de encomenda económica (economic order quantity), para alcançar um melhor desempenho do negócio. Isso ocorre dado que as fórmulas convencionais, se não forem ajustadas para o ambiente específico, serão desempenhadas de maneira subaproveitada. Para além disso, o modelo fornece insights sobre os níveis de vendas perdidas devido ao esgotamento e a qualidade do atendimento ao cliente. O estudo das relações entre essas três métricas chave fornece insights sobre quais tradeoffs são relevantes no planeamento de uma estratégia de reposição de revisão contínua."
Data do prémio | 3 fev. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joren Gijsbrechts (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Replenishment support decision model for a try-before-you-buy retail fashion ecommerce
Canessa, A. (Aluno). 3 fev. 2023
Tese do aluno