O presente relatório pretende refletir sobre as potencialidades dos recursos educativos digitais e os benefícios da construção de um repositório de recursos educativos para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a partir de referenciais teóricos da área temática das Tecnologias da Educação e de uma hermenêutica teológica. No processo de ensino e aprendizagem, os professores utilizam uma vasta diversidade de recursos e estratégias pedagógicas adequados aos objetivos, às necessidades e aos interesses dos alunos. Face à evolução e influência da tecnologia digital, os recursos educativos digitais tornaram-se parte integrante desse processo.A disciplina de EMRC, enquanto membro constitutivo da comunidade escolar, não deve ficar à margem desta transformação, mas olhar para ela como uma oportunidade para o cumprimento da sua missão educativa.Nesse sentido, este trabalho propõe a criação de um repositório digital aberto de recursos educativos para a disciplina de EMRC, no qual o professor é convidado a participar, dialogar,colaborar e contribuir para o crescimento do grupo, numa atitude de solidariedade ao serviço do bem comum. O objetivo deste repositório é reunir, armazenar e disponibilizar conteúdos de licença aberta da área temática da disciplina de EMRC disponibilizados por organizações parceiras e/ou docentes; fomentar a participação e colaboração ativa dos utilizadores no repositório, através da criação, utilização, modificação, partilha e avaliação de recursos educativos com qualidade científica, pedagógica, didática e gráfica para a disciplina de EMRC.
Data do prémio | 10 mar. 2023 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Alfredo Teixeira (Supervisor) & Juan Ambrosio (Co-Orientador) |
---|
- Recursos educativos digitais
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Repositório Digital
- Mestrado em Ciências Religiosas
Repositório digital de recursos educativos para a disciplina de EMRC
Assunção, M. C. S. B. (Aluno). 10 mar. 2023
Tese do aluno