Reputation for innovation impact on consumer perceptions of co-created products

  • Manuel Mora do Vale Castanheira Rodrigues (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objetivo deste estudo é entender como a reputação por inovação de uma empresa influencia as percepções dos produtos co-criados. Investigou-se o impacto da co-criação (colaboração entre o consumidor e produtor no desenvolvimento de novos produtos) versus o método de desenvolvimento tradicional (com recurso apenas aos profissionais internos) na indústria de produtos desportivos em termos de: capacidade de inovação, percepções de qualidade, a atitude em relação ao produto e a disposição a pagar. Testámos dois processos diferentes de desenvolvimento de novos produtos (profissionais internos versus co-criação) de um par de ténis em duas empresas com diferentes níveis de reputação por inovação. Os resultados mostram que para empresas com uma reputação por inovação alta, a comunicação da co-criação tem um impacto negativo na percepção da qualidade do produto. A co-criação não afectou significativamente a disposição a pagar, avaliações de produtos e percepções de capacidade de inovação nestas empresas. Empresas com baixa reputação por inovação são mais propensas a beneficiar da comunicação da comunicação da co-criação. Os nossos resultados sugerem que estas empresas beneficiam, ao informar os consumidores de que um produto foi co-criado, dado que tal comunicação tem um efeito positivo nas percepções de qualidade do produto e capacidade de inovação da empresa. Além disso os consumidores mostraram-se dispostos a pagar mais por produtos co-criados versus produtos desenvolvidos internamente por profissionais. Os nossos resultados indicam também que, produtos desenvolvidos por profissionais de empresas com alta reputação por inovação beneficiam de melhores percepções a nível da qualidade do que produtos desenvolvidos por profissionais de empresas com baixa reputação por inovação, sugerindo que as empresas com alta reputação de inovação estão associadas a uma maior capacidade de desenvolvimento interno.
Data do prémio3 nov. 2015
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCláudia Isabel de Sousa Costa (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão: Programa Internacional

Citação

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