Em 2020, o mundo foi confrontado com a eclosão da crise do coronavírus. O seguinte caso examina o setor bancário e analisa como um grande banco alemão (Commerzbank AG) lidou com a crise. Qual foi o principal motivo impulsionador de uma nova estratégia? Quais medidas foram tomadas por causa da pandemia e que efeitos teriam ocorrido independentemente desta? Para responder a essas perguntas procedeu-se a uma análise, usando vários quadros estratégicos. Este estudo de caso segue uma estrutura pedagógica, que visa proporcionar uma compreensão profunda de como os bancos podem reorientar e adaptar as suas estratégias em tempos de crise. Portanto, um enfoque especial é colocado no ambiente externo. Se o caso em questão reflete um exemplo da vida real, ele é adequado para uma variedade de agentes interessados no setor financeiro. O resultado deste estudo revelou que o banco já enfrentava várias dificuldades devido ao seu ambiente externo. A digitalização e a pressão de custo impactavam o Commerzbank AG. A Covid-19 enfatizou a necessidade de mudança e não apenas ampliou a implementação de tendências anteriores, mas também levou a uma execução mais rápida da nova estratégia.
Data do prémio | 2 jul 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ricardo Ferreira Reis (Supervisor) |
---|
- Banking industry
- Setor bancário
- Crise
- Estratégia
- Política de juros baixos
- Digitalização
- Comportamento do consumidor
- Ambiente externo
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Reshaping strategy in times of crisis: how did the corona crisis affect Commerzbank AG
Stahr, S. I. (Aluno). 2 jul 2021
Tese do aluno