Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais
: casos da FARFETCH e FERPINTA

• Patrícia Pinheiro da Silva Vilaça (Aluno)

Atualmente, existe uma necessidade cada vez maior das empresas adotarem algum tipo de medida de responsabilidade social corporativa. É uma obrigação da empresa alcançar metas sustentáveis de longo prazo para os seus funcionários e também para o mundo em geral. O papel do gestor de operações é conseguir balançar todos os desafios que surgem à medida que o ambiente económico, social político e tecnológico altera. Há toda uma análise necessária entre os incentivos que o governo de cada país fornece e o proveito que a empresa consegue retirar da implementação destas políticas. Surge aqui a questão fulcral se a adoção destas políticas não é meramente por interesses económicos por parte destas organizações. O presente trabalho visa, por isso, avaliar a aplicação de medidas de responsabilidade social corporativa em empresas internacionais. Foi elaborado através do estudo e análise de duas organizações internacionais com as suas operações já delineadas, a FARFETCH e a FERPINTA. Ao longo do trabalho são avaliados os desafios enfrentados por estes dois grupos internacionais cujo as indústrias nas quais operam são inequivocamente diferentes. Inicialmente, realiza-se revisão de literatura, de seguida é feito um resumo dos dois grupos. Posteriormente, é feita a análise das entrevistas levadas a cabo com diferentes colaboradores e de diferentes departamentos das empresas de forma a recolher uma amostra variada dos pontos de vistas e das ações de responsabilidade social levadas a cabo. Por fim, é feita uma análise geral com a análise dos resultados das entrevistas e dados recolhidos. Após recolhidas e formuladas as análises, são sugeridas possíveis ações de implementação por parte das empresas.
Data do prémio14 jul. 2022
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador)

• Sustentabilidade
  • Responsabilidade social corporativa