O equilíbrio entre o crescimento económico e a Responsabilidade Social nos Países em desenvolvimento é uma das temáticas que maior destaque tem tido por parte das entidades europeias. A maioria dos estudos relacionados com a Responsabilidade Social centra-se nas empresas e limita-se ao âmbito de influência interna e externa, menosprezando uma análise de âmbito mais geral. O objetivo fundamental desta dissertação é identificar a relação existente entre a Responsabilidade Social e os média, assim como a valência de influência, isto é, a Responsabilidade Social e o papel dos média para a divulgação das boas práticas. Procedeu-se a um estudo exploratório, com recurso ao programa NVIVO10 para tratamento de dados qualitativos. A amostra é constituída por 2 jornais e uma revista de índole económica com projeção nacional e envolveu um subconjunto desses jornais no período de 2012 até 2014. Os resultados mostram que, predominantemente, as empresas praticam a Responsabilidade Social legal; contudo, muitas vezes este conceito é confundido com o de verdadeira Responsabilidade Social. Este facto é aproveitado pelas empresas para obterem mais-valias diretas e indiretas.
Data do prémio | 18 jan. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Ribeiro (Supervisor) & Maria Filomena Capucho (Supervisor) |
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- Responsabilidade
- Social
- Legal
- Crescimento económico
- Crise
- Comunicação
Responsabilidade social empresarial em Portugal 2012-2014: a visão da imprensa
Gomes, N. A. D. J. V. M. (Aluno). 18 jan. 2016
Tese do aluno