Restauro da obra de maior relevância da produção pictórica de Arthur Nísio
: chegada de Zacarias de Góes e Vasconcellos

• Suely Aparecida Deschermayer (Aluno)

O presente Relatório de Estágio é resultado do processo de restauro realizado pela autora durante os anos de 2008 a 2015, da obra de Arthur Nisio intitulada de: “Chegada de Zacarias de Góes e Vasconcelos”, pintura óleo sobre tela de lona de algodão, com dimensões de 430 x 675 cm e datada de 1954-6. O estudo inclui o percurso histórico, sua vertente artística, simbólica, iconográfica e a caracterização dos materiais constituintes dos estratos preparatórios e pictóricos. Igualmente, o levantamento e caracterização do estado de conservação da pintura e referência aos tratamentos efetuados para lhe devolver a estabilidade física e restituir os respectivos valores estéticos. Estudo possível, através da utilização de diversos métodos de exames com fotografia de fluorescência visível sob radiação de ultravioleta (UV), transversal e de detalhes. Foi feita observação por microscopia ótica de cortes estratigráficos. Alguns resultados a que chegamos foram possíveis concluir que o artista aplicava uma numerosa e complexa sobreposição de estratos. Esta pesquisa abre discussão acerca da intervenção de conservação e restauro, contribuindo para o aprofundamento do estudo do artista e da pintura paranaense que tem por lacuna bibliográfica a ausência de pesquisas mais aprofundadas. Para além do tema narrativo envolto pelo cenário político paranaense, representando a emancipação política do estado do Paraná – Brasil (1853), este legado artístico é testemunho da assinatura pictórica de Arthur Nisio. Através do processo de restauro, a autora elencou aspectos técnicos e científicos, chamando atenção para a importância de estudos mais aprofundados que extrapolem o escopo físico, informacional e do estado da arte que permeiam a obra em si. Sinaliza para a importância de pesquisas mais aprofundadas e dedicadas a diferentes fazeres e saberes. O processo metodológico, técnico e científico do restauro da pintura de Arthur Nisio tornou visível e latente lacunas que deverão ser preenchidas por diferentes atores do campo das Artes, Património Cultural e Social e da Conservação e Restauro.
Data do prémio11 dez 2017
SupervisorMaria Aguiar (Supervisor), José Carlos Frade (Co-Orientador) & Renato Carneiro Júnior (Co-Orientador)

• Arthur Nisio
  • Conservação e restauro