Resultados de aprendizagem para o agir em situação de catástrofe na formação graduada em enfermagem

Título traduzido da tese: Learning outcomes of disaster management in graduate nursing course

Tese do aluno

Resumo

As catástrofes, independentemente da sua natureza, traduzem-se em processos de rutura e caossocial que evidenciam se a sociedade está preparada para os riscos naturais e tecnológicos, o quedetermina a educação/formação dos profissionais de enfermagem para um agir competente em situaçãode catástrofe. Este grupo profissional, para além de, constituir a maior comunidade profissional e científicacom responsabilidade no funcionamento do sistema de saúde, integra as equipas multidisciplinares queassistem as vítimas, contribuindo para evitar o aumento do número de vítimas, o agravamento do estadode saúde e a vulnerabilidade das populações. No entanto, o ensino na área da catástrofe, no primeiro ciclodos Cursos de Enfermagem revela-se incipiente e tem reduzida visibilidade no atual quadro formativo anível nacional.Nesta perspetiva, pretendemos identificar qual tem sido o contributo das Escolas, nodesenvolvimento de competências profissionais nos estudantes, no domínio da catástrofe; identificar se osparticipantes consideram que o Plano de Estudos confere aos estudantes as competências necessáriaspara um saber agir eficaz e eficiente em situação de catástrofe; identificar do core de competências,definidas pelo projeto Tuning Educational Structures in Europe – Fase I (2003), quais são as essenciaispara um desempenho profissional e humano competente do enfermeiro de cuidados gerais, em situaçãode catástrofe e identificar as condicionantes (académicas e profissionais) à introdução dos conteúdos dodomínio da catástrofe nos Planos Curriculares.O percurso metodológico enquadrou-se no paradigma essencialmente qualitativo, com recurso àtriangulação de métodos para suportar especificamente a fase da colheita de dados, onde participaramPresidentes do Conselho Técnico-Científico ou Coordenadores/Diretores dos Cursos de Licenciatura emEnfermagem, recorrendo à estratégia de entrevistas semiestruturadas e a enfermeiros peritos no domínioda catástrofe, através da técnica do focus group. Os resultados mostram que o ensino no domínio dacatástrofe deve ser incluído, como um espaço do processo de ensino/aprendizagem em enfermagem,através de estratégias e metodologias que possibilitem aprender a aprender, que garantam o aprender afazer, tão necessárias para melhor preparar, assim como alargar o espectro das competências próprias e distintas do estudante de enfermagem na área de catástrofe. É nesta aceção axiomática que se torna incontestável a evidência da responsabilidade crescente das Escolas de Enfermagem, na consciencialização e na preparação dos estudantes para uma intervenção competente em situação de catástrofes, pela introdução deste conteúdo nos programas educativos ao nível básico, permitindo o desenvolvimento de diversas competências conceptuais e operacionais do estudante de enfermagem nesse domínio.
Data do prémio15 fev 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Instituto de Ciências da Saúde
SupervisorJosé Joaquim Martins (Supervisor)

Keywords

  • Estudante
  • Catástrofe
  • Competências profissionais
  • Ensino
  • Enfermagem

Designação

  • Doutoramento em Enfermagem

Citação

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