Esta dissertação tem como objectivo introduzir o conceito de financiamento baseado nas vendas à literatura académica e avaliar as suas características. Isto será feito através do estudo das teorias de estrutura de capital existentes e elaborando uma comparação com as opções de financiamento tradicionais. Este tipo de financiamento empresarial tem sido utilizado em diversas indústrias porém o seu uso não está disponível em muitos países. Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número de empresas no mercado a fornecer este instrumento, tornando-se assim importante perceber se este instrumento é importante para melhorar o acesso das empresas a financiamento como também ajudar no seu crescimento. A literatura existente tem provado que não é ideal para todas as empresas escolher entre capital próprio ou dívida, devido a problemas com o controle ou posse da empresa. Em relação ao acesso a financiamento, principalmente para PMEs, o financiamento baseado em vendas pode ser um instrumento que melhora este acesso, reduzindo a lacuna entre financiamento através de divida e capitais próprios ajudando estas a aproveitar oportunidades de investimento instantaneamente. Os casos reais observados nesta dissertação variam consideravelmente nos termos acordados como: a necessidade de colateral, incidência dos custos do financiamento ou outras exigências feitas pelos investidores. Consequentemente, é bastante difícil desenvolver um único modelo para este tipo de financiamento porque cada empresa é um caso único. A minha investigação leva à conclusão que este tipo de financiamento deverá ser utilizado como um instrumento complementar e que há uma necessidade para este tipo de financiamento.
Data do prémio | 20 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Diana Bonfim (Supervisor) |
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Revenue-based financing
Félix, J. C. P. S. P. (Aluno). 20 jul. 2016
Tese do aluno