Revisão das entretelagens a frio por nap-bond
: o caso das virtudes da Santa Casa da Misericórdia do Porto

• Lia Costa Bompastor (Aluno)

O objeto de estudo desta dissertação é uma pintura a óleo sobre tela – Virtudes, de datação e autor desconhecidos. Pertence à coleção do Museu da Santa Casa da Misericórdia do Porto (MMIPO). Através da observação da obra identificam-se as virtudes cardeais e teologais. A pintura foi estudada técnica e materialmente, através da recolha de amostras para preparação de cortes estratigráficos observados por meio de microscopia ótica e digital identificando o respetivo número de camadas, a sequência de sobreposição e as características morfológicas das partículas de pigmentos e cargas. Foi realizada a técnica analítica de SEM-EDS, visando caracterizar elementarmente os pigmentos, as cargas e a respetiva distribuição pelas camadas. Foi através da observação do estado de conservação da obra que foi determinado o tema de investigação deste caso de estudo face ao seu estado bastante frágil visível através do seu suporte. Neste caso de estudo foi imperativo considerar como metodologia de intervenção, o restabelecimento da estabilidade físico-química da obra, sendo possível recuperar a questão estética da mesma face aos problemas como rasgões e lacunas desprovendo a obra de uma leitura coesa. Tendo em conta a fragilidade do suporte, foi realizada uma planificação corrigindo todas as deformações apresentadas pelo mesmo. Como fator imprescindível foi realizada uma entretelagem reforçando dessa forma, a tela original. Foi igualmente realizado um levantamento bibliográfico dos sistemas de entretelagem a frio por nap-bond, sendo imperativa a identificação dos adesivos e métodos utilizados, sintetizando uma metodologia ideal a aplicar neste caso de estudo. Dessa forma foram preparados provetes à base de suporte semelhante ao da obra, onde foi aplicada, em diferentes espessuras, a uma emulsão acrílica com éter de celulose através de diferentes malhas de rede, verificando o tempo ideal para a união das telas e avaliando a eficácia de adesividade e reversibilidade.
Data do prémio3 mai. 2023
SupervisorMaria Aguiar (Supervisor) & Nuno Camarneiro (Co-Orientador)

• Conservação pintura
  • Virtudes cardeais e teologais