Risk perception and the effect of artificial intelligence on startup investment opportunities by different investor categories

• Hans Peter Ludwig Theodor Bolay (Aluno)

As tomadas de decisão estão se tornando cada vez mais complicadas, uma vez que mais informação está disponível para consideração. Isto significa que o primeiro pressentimento do Analista/Investidor conduzirá frequentemente a um investimento ou desinvestimento. Portanto, as ferramentas para tomar decisões racionais terão um impacto positivo no processo de decisão dos investidores. Estes instrumentos têm utilizado inteligência artificial mais frequentemente, cuja influência na área do investimento tem aumentado consideravelmente, especialmente no sourcing e na proposta de negócios. Estes instrumentos podem revelar-se particularmente importantes nos casos em que o raciocínio motivado possa ser excecionalmente elevado, dificultando a tomada de decisões. Hipotetizamos que este seja o caso de investidores de finanças sociais. Os investidores de finanças sociais têm motivações tanto auto-orientadas, como outras oportunidades que apelam em ambas frentes, à primeira vista, podem ser particularmente atrativas, levando a uma avaliação mais rápida do risco envolvido e, consequentemente, a piores decisões. No documento seguinte, examinamos a perceção do risco e o processo de tomada de decisão dos investidores de finanças sociais (versus um grupo de controlo de investidores regulares) e damos-lhes conselhos de uma aplicação IA destacando diferentes regras de decisão a explorar se uma aplicação IA pode ser uma ajuda poderosa para decisores e que regras deve seguir para melhorar a tomada de decisão.
Data do prémio26 abr. 2021
SupervisorFilipa de Almeida (Supervisor)

• Inteligência artificial
  • Perceção de risco