A profissão de enfermagem tem vindo a evoluir nas últimas décadas, havendo necessidade de responder aos desafios que vão surgindo, tendo o enfermeiro como objectivo adquirir conhecimentos através da formação contínua, desenvolvendo capacidades e competências pessoais que lhe permite maior autonomia, responsabilidade, eficácia e segurança na tomada de decisão. A formação permite o desenvolvimento do pensamento crítico e reflectido no contexto da sua prática, visando uma melhoria contínua do exercício profissional com a finalidade de proporcionar ao doente cuidados de qualidade. Assim surgiu-nos a necessidade de frequentar o curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde, proporcionada pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. Aquisição de competências implica a mobilização de diversos recursos, alguns deles adquiridos no período de formação teórica e teórico-prática, tornando-se imprescindível uma articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos. Dos três Módulos de estágio integrados no plano curricular do referido curso, realizámos dois, tendo equivalência ao Módulo III (opcional). O estágio Módulo II, foi realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários, no Hospital são Teotónio de Viseu – EPE, no período compreendido entre 26 de Abril e 26 de Junho de 2010, com carga horária de 180 horas. O estágio Módulo I, foi realizado no Serviço de Urgência, no mesmo Hospital no período de 4 de Outubro a 30 de Novembro com a mesma carga horária. A elaboração deste relatório tem como principal finalidade, resumir todo o processo de aprendizagem realizado num contexto prático e como objectivo servir de memória futura para este percurso. No decurso de ambos os campos de estágio ocorreram naturalmente situações complexas e imprevistas, que se revelaram uma mais-valia, pelo facto de nos terem proporcionado aquisição de novas competências, aperfeiçoamento de destreza técnica e tomada de decisões adequadas. A metodologia utilizada é descritiva e faz uma análise reflexiva das actividades desenvolvidas para atingir os objectivos.
Data do prémio | 15 mai. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Teresa Borges (Supervisor) |
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Rumo à enfermeira perita
Gonçalves, A. F. C. C. (Aluno). 15 mai. 2013
Tese do aluno