O compromisso da classe profissional na procura contínua e sustentabilidade dos saberes da enfermagem prevê uma assistência de qualidade, segura e digna, fundamentada numa prática baseada na evidência. Integrado no Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde – Porto da Universidade Católica Portuguesa, o presente relatório visou a exposição das atividades e situações de maior relevância na aquisição e sedimentação de competências do Enfermeiro Especialista no desenrolar dos Estágios realizados em contexto de Urgência e de Unidade de Cuidados Intensivos Monovalente, durante o período de 9 de Setembro de 2019 a 8 de Fevereiro de 2020. Neste sentido, o presente relatório foi organizado de forma a, numa primeira fase, dar a conhecer o contexto de prática clínica onde se desenvolveu a Unidade Curricular A pessoa em situação crítica e família: vigilância e decisão clínica, visando realçar as competências aí adquiridas, nomeadamente comunicacionais e relacionais. Seguido da exposição e contextualização das realidades presenciadas na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório e das suas especificidades, o mesmo prosseguiu segundo as competências específicas do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, culminando com a temática central: Qualidade e Segurança dos Cuidados de Enfermagem. Assente numa metodologia maioritariamente descritiva e crítico reflexiva, abordaram-se as atividades e reflexões emergidas do contacto com a prática clínica, capazes de sustentar a aquisição de competências de especialista, assentes na garantia da qualidade dos cuidados prestados e na procura do saber-ser, saber-estar e saber-fazer realçando, ainda, a análise das atividades desenvolvidas, nomeadamente no âmbito da cultura de segurança - onde a revisão bibliográfica culminou com o desenvolvimento de um poster, bem como a identificação de prioridades e necessidades de intervenção na área de especialidade, refletidas no desenvolvimento de um trabalho no âmbito do delirium - com vista a retificar situações problema no cuidado à pessoa em situação crítica na vivência de processos de doença, na resposta a situações de emergência e na intervenção e controlo de infeção e resistência a antimicrobianos. A multiplicidade de atividades e reflexões culminaram num crescimento pessoal e profissional, refletidas na aquisição de competências especializadas bem como o incremento destas na prática clínica diária, com ganhos no trabalho em equipa e na mobilização de conhecimentos que exercitaram e continuarão a retratar uma prática assistencial de enfermagem guiada pela qualidade. Destacam-se assim os contributos ao nível da cultura de segurança, da sua dinamização e desenvolvimento de estratégias de gestão, facilitadoras da manutenção de ambientes terapêuticos seguros, de cuidados uniformizados e de excelência. Importa ainda ressalvar os ganhos na aquisição e consolidação de competências no âmbito da prevenção e controlo de infeção, da mobilização de conhecimentos e na procura de uma prática baseada na evidência mais atual alicerçada numa resposta especializada.
Data do prémio | 20 mai. 2020 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Irene Oliveira (Supervisor) |
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- Enfermagem
- Enfermeiro especialista
- Qualidade assistencial
- Cultura de segurança
- Pessoa em situação crítica
Rumo à melhoria da assistência de enfermagem: desenvolvimento de competências especializadas
Rocha, V. P. M. D. (Aluno). 20 mai. 2020
Tese do aluno