Síndrome de burnout
: intérpretes de língua gestual portuguesa em contexto educativo

  • Ana Cláudia Silva Pedreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: Atualmente com o ritmo acelerado da sociedade e face às exigências da mesma, temos vindo a deparar-nos com um aumento do número de pessoas que passam por experiências de exaustão e que as expetativas já não correspondem aquilo que tinham idealizado. A Síndrome de Burnout carateriza-se como um fenómeno da atualidade, desencadeada pela relação que os trabalhadores estabelecem com o seutrabalho. Objetivos: Objetivo 1 – Conhecer os níveis de Burnout nos profissionais intérpretes de língua gestual portuguesa, em contexto educativo. Objetivo 2 – verificar como variam os níveis de Burnout em função de caraterísticas sociodemográficas e profissionais. Objetivo 3 – verificar quais as variáveis sociodemográficas (idade, estado civil, habilitações, filhos) e profissionais (tempo de serviço, zona de trabalho) que podem ser preditoras do Burnout. Metodologia: Estudo observacional, descritivo e de carater correlacional, apresentando como amostra intérpretes de língua gestual portuguesa em contexto educativo. O método de colheita de dados aplicado foi um questionário com as variáveis sociodemográficas e profissionais e o inventário de Burnout (MBI – Maslach Burnout Inventory), adaptado ao profissional intérprete de língua gestual. Resultados: Os dados analisados referem-se a 81 intérpretes de Língua Gestual Portuguesa em contexto educativo. Os resultados obtidos permitiram identificar os níveis de Burnout da amostra, existindo 67(82,7%) indivíduos sem Burnout ou com Burnout reduzido, 11 (13,6%) com Burnout moderado e 3 com Burnout elevado. Conclusões: os resultados obtidos permitem concluir que a amostra começa a experienciar o Burnout.
Data do prémio24 jun. 2020
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Barbosa de Sousa (Supervisor)

Keywords

  • Síndrome de burnout
  • Intérprete de língua gestual
  • Contexto educativo

Designação

  • Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos

Citação

'