Síndrome de burnout em cuidadores de idosos residentes em famílias de acolhimento

• Karen Francini Baixo Abdul Hak (Aluno)

A sociedade europeia vem confrontando-se com o seu próprio envelhecimento, tornando cada vez mais necessário a criação de respostas sociais que garantam o bemestar da população idosa. Em Portugal, foi implementado pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social a resposta social “Famílias de Acolhimento” (Dec. Lei n.º 391/91 de 10 de Outubro), em alternativa à colocação institucional, tendo como objetivo proporcionar à pessoa acolhida um ambiente sóciofamiliar e afetivo propício à satisfação das suas necessidades básicas. A dissertação de mestrado aqui apresentada debruça-se sobre a saúde física, mental e social dos cuidadores de idosos no âmbito dessa resposta social, no quadro da síndrome de burnout. Esta síndrome tem vindo a ser definida como uma das consequências mais marcantes do stresse profissional e caracteriza-se pela exaustão, sobretudo em profissões com elevados níveis de contacto interpessoal. Assim, com este estudo, pretende-se compreender a síndrome de burnout em cuidadores de idosos residentes em famílias de acolhimento de idosos. Este estudo foi realizado no concelho de Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo) através de uma metodologia quantitativa. Para a sua realização foi utilizada uma amostra de vinte cuidadores de idosos, tendo sido utilizado para o efeito um questionário com dezassete perguntas elaborado por nós, baseado no Maslach Burnout Inventory (MBI). Do estudo realizado conclui-se que os cuidadores de idosos residentes em famílias de acolhimento participantes neste estudo evidenciaram um baixo risco de burnout, embora se reconheça que a exposição à sobrecarga de trabalho e o contacto repetido com a morte geram um alto nível de stresse, o que faz com que esses cuidadores mereçam uma atenção particular na prevenção desta síndrome.
Data do prémio29 mai. 2015
SupervisorAntónio Manuel Fonseca (Supervisor)

• Mestrado em Gerontologia Social Aplicada