O presente relatório, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com a Especialização em Enfermagem Comunitária, pretende espelhar a Unidade Curricular Estágio, dividida em três módulos distintos, sendo que o primeiro e segundo foram realizados na Unidade de Cuidados na Comunidade - UCC Infante, mais concretamente no Centro de Saúde de Lagos e o terceiro foi realizado em Évora no âmbito de um Projeto Nacional, de uma Organização Não Governamental (ONG) Médicos do Mundo. A diversidade cultural é hoje uma realidade indiscutível nas sociedades, conduzindo a importantes mudanças nos seus diferentes contextos. No setor da saúde os desafios assumem especial relevância para os enfermeiros que intervêm na comunidade. No que respeita à área de abrangência da UCC Infante constata-se em todos os concelhos um aumento de imigrantes, que por um lado fazem com que haja um aumento da população ativa, constituindo também, um grupo populacional mais vulnerável devido a fatores como condições socioeconómicas, diferenças culturais e de comunicação. Todos estes fatores são condicionantes para uma maior dificuldade no que respeita à acessibilidade aos cuidados de saúde e na adesão a determinados programas de saúde que são fundamentais à saúde pública da região. A integração na saúde escolar da UCC permitiu verificar a existência de escolas do 1º ciclo com taxas de cobertura vacinal relativamente baixas, de acordo com a Direção Geral de Saúde. Tendo por base esta inquietação, no Módulo I realizou-se o diagnóstico de saúde da população das Escolas do Sargaçal e Inglesa do Barlavento, uma vez que foram as que apresentaram taxas de cobertura vacinal mais baixas, relativamente aos educandos. Confirmou - se a diversidade cultural nestas 2 escolas. Foram aplicados questionários aos encarregados de educação das 2 escolas. Obteve-se uma amostra de 58% da totalidade da população. O que correspondeu a 43 questionários respondidos pelos encarregados de educação das 2 escolas. Confirmou-se a diversidade cultural, 55,3% da amostra são de Nacionalidade Estrangeira (Inglesa, Holandesa, Brasileira, Ucraniana…). Da amostra, 61,7% refere não ter recebido nenhum tipo de informação local sobre as vacinas do Plano Nacional de vacinação Português; 85,1% considera essa informação importante. Da amostra, 87% dos encarregados de educação demonstram dúvidas e receios sobre as vacinas. No Módulo II, perante os resultados foi elaborado e implementado o projeto “Falar sobre Vacinação na Comunidade”. Com este projeto pretende se criar uma maior proximidade com estas 2 escolas, de forma a, quebrar barreiras de comunicação e aumentar o grau de confiança relativamente aos profissionais de saúde do Centro de Saúde da área de residência. O Módulo III proporcionou a integração em diferentes projetos derivados de contextos comunitários, muito diferentes, dos dois primeiros Módulos, o que possibilitou uma visão e abordagem mais alargada da intervenção comunitária. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária essenciais para a prestação de cuidados proficientes à pessoa, grupo e comunidade.
Data do prémio | set. 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Amélia Simões Figueiredo (Supervisor) |
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- Diagnóstico de saúde
- Diversidade cultural
- Intervenção comunitária
- Empoderamento
- Projeto de intervenção
Saúde comunitária: enfermagem mais perto
Martins, P. A. M. (Aluno). set. 2012
Tese do aluno