Descreve-se nesta reflexão uma proposta de trabalho que procura respostas para a inquietação relacionada com a aprendizagem da leitura ao longo de 25 anos de docência. De facto, os indicadores nacionais e internacionais revelam níveis de literacia inferiores ao desejado e descredibilizam as estratégias usadas nas salas de aula. Nesse sentido, é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre as práticas levadas a cabo pela docente ao longo da sua experiência profissional, pois o professor quando termina a sua formação académica está longe de ser encarado como um profissional amadurecido, na medida em que os conhecimentos que adquiriu são insuficientes para o exercício das suas funções ao longo da carreira, reconhecendo, assim, numa atitude autorreflexiva, a necessidade de crescimento.O ensino explícito da compreensão de textos e a definição de estratégias de aprendizagem de forma autorregulada tornam-se cruciais para a formação das jovens gerações, que necessitam desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas para obtenção de informação emanada dos textos escritos.Se ensinar a ler é um desafio estimulante, ousar ensinar a pensar é um desafio mais estimulante ainda.
Data do prémio | 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Raul Xavier (Supervisor) |
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- Leitura
- Metacognição
- Estratégias de aprendizagem
- Mestrado em Ciências da Educação
Saber ler para saber pensar: uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
Santos, M. I. D. M. L. (Aluno). 2013
Tese do aluno