Saber ler para saber pensar
: uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna

  • Maria Isabel de Moura Leitão Santos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Descreve-se nesta reflexão uma proposta de trabalho que procura respostas para a inquietação relacionada com a aprendizagem da leitura ao longo de 25 anos de docência. De facto, os indicadores nacionais e internacionais revelam níveis de literacia inferiores ao desejado e descredibilizam as estratégias usadas nas salas de aula. Nesse sentido, é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre as práticas levadas a cabo pela docente ao longo da sua experiência profissional, pois o professor quando termina a sua formação académica está longe de ser encarado como um profissional amadurecido, na medida em que os conhecimentos que adquiriu são insuficientes para o exercício das suas funções ao longo da carreira, reconhecendo, assim, numa atitude autorreflexiva, a necessidade de crescimento.O ensino explícito da compreensão de textos e a definição de estratégias de aprendizagem de forma autorregulada tornam-se cruciais para a formação das jovens gerações, que necessitam desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas para obtenção de informação emanada dos textos escritos.Se ensinar a ler é um desafio estimulante, ousar ensinar a pensar é um desafio mais estimulante ainda.
Data do prémio2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Raul Xavier (Supervisor)

Keywords

  • Leitura
  • Metacognição
  • Estratégias de aprendizagem

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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