Salvation in the Letter of St. Paul to Romans

• Felix Munyao Kilonzo (Aluno)

A carta aos Romanos é a carta mais longa de todas as outras, que Paulo escreveu a uma comunidade que ele não fundou. Não há dúvida de que ele é o autor da carta. Nesta carta, o tema subjacente é a coerência da fidelidade de Deus ao longo da história da salvação. Além do tema principal, Paulo desenvolve outros temas; um destes temas que é muito evidente desde o início da carta é o tema da salvação. O nosso trabalho é o resultado de uma reflexão teológica sobre o tema da salvação na carta. Paulo apresenta a doutrina de uma salvação universal com o uso do pas (todos) na carta aos Romanos, que oferece terreno para a salvação universal que Paulo enfatiza. É claro que a soteriologia de Paulo nesta carta é tanto cristológica quanto escatológica. Isto é evidente no uso do verbo sodzo (salvar) no tempo futuro em todos os versículos da carta. Portanto, na nossa reflexão, analisaremos os versículos em que este verbo aparece, para uma melhor compreensão do tema da salvação. Este trabalho mostrará o desenvolvimento do tema da salvação em Paulo, da justificação à reconciliaç ão, da esperança da salvação à segurança da salvação e da salvação do remanescente à salvação de ‘todo Israel’.
Data do prémio13 jan. 2023
SupervisorJosé Carvalho (Supervisor)