O uso de tecnologias de self-service tem o potencial para revolucionar o retalho em Portugal. O objetivo deste estudo é avaliar como podem estas tecnologias criar disrupção na indústria do retalho em Portugal. Esta avaliação foi feita ao estudar a relação entre os problemas do consumidor e os atributos das tecnologias de self-service, pela relação entre prontidão tecnológica e a satisfação ao usar as tecnologias self-service, e por último pela relação entre a satisfação ao usar as tecnologias self-service e a lealdade dos consumidores e a sua vontade de comprar. Os dados suportam que as tecnologias self-service podem resolver problemas específicos dos consumidores relacionados com a sua experiência de retalho. Adicionalmente, o modelo criado foi suportado por um resultado estatisticamente significativo, o que indica que quanto maior o nível de prontidão tecnológica do consumidor, maior será a adoção de tecnologias self-service. Para além disso, a prontidão tecnológica dos consumidores é uma variável essencial para avaliar a vontade de usar conceitos inovadores de lojas self-service. Por último, os resultados mostram que quanto maior a satisfação com as tecnologias self-service, maior será a lealdade dos consumidores com os respetivos retalhistas e maior será a vontade de comprar. Outros resultados foram apresentados de forma suportar as conclusões. O estudo acaba com limitações e recomendações para futuras investigações.
Data do prémio | 13 out. 2020 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Gonçalo de Oliveira Vieira Dinis Saraiva (Supervisor) |
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- Amazon Go
- Tecnologias de self-service
- Prontidão tecnológica
- Indústria do retalho em Portugal
- Satisfação do consumidor
- Lealdade do consumidor
- Vontade de comprar do consumidor
Self-service technologies potential in the portuguese retail sector
Albuquerque, M. G. O. (Aluno). 13 out. 2020
Tese do aluno