O presente estudo pretende responder à questão de investigação – Como é que a senioridade influencia o empreendedorismo? - foi feito um enquadramento teórico que aborda pontos fulcrais como a caracterização dos empreendedores seniores e a respetiva categorização, os fatores motivadores pull e push factors e, em contrapartida, os fatores que podem limitar a atividade empreendedora. Esta contextualização serve de suporte à metodologia de investigação adotada: numa primeira fase, foi realizado um inquérito, de forma a proceder a uma análise quantitativa da informação, resultante do cruzamento de variáveis como a idade com as motivações e os constrangimentos à criação de um negócio. O inquérito foi complementado com duas entrevistas semiestruturadas com dois empreendedores seniores. O desejo de alcançar maior autonomia, independência e flexibilidade é indicado como a motivação mais preponderante para os diferentes grupos etários em análise, à exceção do grupo com idades superiores a 60 anos. Como constrangimentos percebidos, a esmagadora maioria indicou a dificuldade em identificar uma falha de mercado que originasse a criação de um negócio – à exceção do grupo dos 45 aos 50 anos. No que refere aos apoios mais valorizadas na criação do próprio negócio, constata-se que não há um padrão – diferem consoante o grupo etário em questão.
Data do prémio | 10 jul. 2017 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ricardo Alexandre Morais (Supervisor) |
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- Senioridade
- Empreendedorismo
- Inquérito
- Norte de Portugal
Senioridade e empreendedorismo: o caso do norte de Portugal
Pinto, C. S. R. (Aluno). 10 jul. 2017
Tese do aluno