O presente estudo teve como objetivo primordial alargar progressivamente o conhecimento cientifico sobre a atividade profissional dos formadores, através da identificação das suas características, dos seus constrangimentos, das estratégias utilizadas, bem como os fatores que influenciam o seu estado de saúde e bem estar. Pretendeu-se, sobretudo, contribuir para a melhoria das suas condições de trabalho. Para que estes objetivos fossem alcançados recorreu-se à análise qualitativa, nomeadamente à entrevista semiestruturada e à análise dos horários semanais. Para a realização das entrevistas foram construídos dois guiões de entrevista individual de forma a orientar a recolha de dados. Quanto ao grupo de participantes, constituiu-se por seis formadores – três formadores internos e três formadores externos e realizaram-se duas entrevistas com cada participante de forma a obter perspetivas diferentes. Através deste estudo comparativo, entre formadores internos e formadores externos, foi possível identificar características da atividade que os aproximam e características que os diferenciam, nomeadamente, as percepções que estes têm quanto às implicações destas características na sua saúde e bem estar. Este estudo contribuiu ainda para a descrição pormenorizada das atividades realizadas no dia a dia dos formadores através da análise da ficha de horário semanal.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | António Fonseca (Supervisor) & Joana Fernandes (Co-Orientador) |
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- Formador
- Psicologia do trabalho
- Constrangimentos
- Estratégias
- Saúde
- Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações
Ser formador: a actividade, as condições de trabalho e as implicações para a saúde
Ferreira Costa Teixeira Afonso, S. (Aluno). 2012
Tese do aluno