Esta dissertação foi realizada no âmbito do estudo de um fenómeno em ascensão, os digital influencers, com o intuito de proporcionar à sociedade contemporânea conhecimento daquilo que é, efetivamente, ser um influencer. Os objetivos específicos desta investigação passam por conhecer quais as motivações dos influencers; determinar se as condições de partida facilitam, ou não o aparecimento de disposições para ser influencer; analisar a relação que existe entre a remuneração dos influencers e a autenticidade das suas publicações; compreender as caraterísticas sociodemográficas dos seus seguidores; perceber se ser influencer pode ser considerado uma profissão e, finalmente, compreender as alterações provocadas no estilo de vida dos indivíduos resultantes do exercício da sua atividade enquanto digital influencers. Para atingir os objetivos traçados, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas de caráter biográfico a dez influencers portugueses que, posteriormente, foram interpretadas e analisadas recorrendo à construção de retratos sociológicos. Como principais conclusões do trabalho, enumera-se o facto de os influencers serem maioritariamente movidos por fatores de ordem pessoal; os constrangimentos familiares de origem e o grau de escolarização, apesar de inibidores ou impulsionadores, não serem preponderantes no aparecimento de disposições para ser digital influencer; a inexistência de uma relação diretamente proporcional entre a remuneração dos influencers e a autenticidade das suas publicações; a capacidade dos influencers para abordar diferentes temas e chegarem a nichos de mercado variados; a validação da atividade de criador de conteúdos digitais enquanto profissão; e a existência de mudanças no estilo de vida dos indivíduos fomentadas por esta atividade.
Data do prémio | 23 jul. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Sandra Lima Coelho (Supervisor) & Carla Martins (Co-Orientador) |
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- Influencer marketing
- Digital Influencers
- Micro-Influencer
- Instagram
- Autenticidade
Ser influencer: retratos sociológicos de influencers portugueses
Pereira, D. S. (Aluno). 23 jul. 2021
Tese do aluno