Ser mulher motorista de viaturas pesadas de mercadorias num mundo masculino
: relações entre trabalho e saúde, numa perspectiva de género

• Andreia Filipa Agrelos da Silva Brízida (Aluno)

A dimensão género tem implicações na percepção dos riscos para a saúde e está na origem de diferentes níveis de declaração de problemas de saúde entre homens e mulheres (Aïach, 2001; Vogel, 2003); todavia, nem sempre é tida em conta quando se estuda o impacto das condições de trabalho na saúde dos trabalhadores. O presente estudo foi desenvolvido no Grupo TRACAR, junto dos motoristas de veículos pesados de mercadorias tendo como objectivo perceber se as consequências das condições de trabalho na saúde são percepcionadas de modo diferenciado em função do género. Paralelamente, pretende-se compreender melhor a entrada das mulheres em actividades tipicamente masculinas. Para tal, optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas individuais, a observações e à aplicação do Inquérito, Saúde e Trabalho (INSAT). O tratamento de dados foi orientado pelos princípios da Análise de Conteúdo, permitindo identificar três categorias de primeira ordem/temas, sendo elas: (A) características da actividade; (B) trajectórias profissionais; (C) questões de género. No que concerne aos resultados obtidos estes permitiram apontar para a existência de diferenças de géneros quanto à percepção e declaração de problemas de saúde específicos. O discurso da mulher motorista realça a facilidade de adaptação e integração neste colectivo de trabalhadores e não evidencia claramente a existência de dificuldades na conciliação entre o trabalho e a família. Por outro lado, manuseamento de cargas é apontado como um constrangimento da actividade profissional. No entanto, o discurso dos homens motoristas salienta a conciliação trabalho-família como uma problemática emergente do desempenho da actividade e apresentam-se conscientes das repercussões que esta tem na saúde.
Data do prémiomar. 2012
SupervisorAntónio Manuel Fonseca (Supervisor) & Liliana Cunha (Co-Orientador)

• Mestrado em Psicologia