Setenta anos de história teatral
: conservação e restauro de figurinos pertencentes ao Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto

• Teresa Maria Lopes Lobato Vaz Vieira (Aluno)

O presente relatório descreve o trabalho produzido no âmbito do estágio final de mestrado no curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais, realizado no Círculo Cultural Teatral/Teatro Experimental do Porto, desenvolvido na área de conservação e restauro de têxteis. Durante o estágio foi realizada a inventariação e intervenção de parte da coleção histórica têxtil da instituição acolhedora. Através da análise visual, complementada por exames posteriores, verificou-se que os figurinos apresentavam sinais de degradação, em parte, devido ao manuseamento e uso regular, bem como ao armazenamento e acondicionamento incorretos. Foi realizada uma intervenção de restauro em seis figurinos têxteis previamente escolhidos e uma intervenção conservativa nas restantes peças pertencentes à coleção da entidade mencionada. Realizaram-se ainda outras ações, nomeadamente: a identificação dos materiais, a implementação de métodos de exame e análise e o acondicionamento adequado. Este estágio contribuiu, por um lado, para apoiar a associação teatral na prevenção do seu valioso espólio têxtil, preparando os figurinos para pesquisa futura e estudo; por outro lado, preparando as peças para exposições e abrindo oportunidades de fruição por parte do público em geral.
Data do prémio24 mar 2022
SupervisorLaura Castro (Supervisor) & Inês Cayres (Co-Orientador)

• Teatro Experimental do Porto
  • Figurinos